PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Quais os benefícios da psicologia organizacional?

O psicólogo organizacional tem o papel de promover o bem-estar dos funcionários. Ele pode fazer isso atuando em diferentes frentes do RH, que contribuem diretamente para uma cultura organizacional mais saudável. 

Entre as suas principais contribuições estão:

1. Melhorar a Produtividade

Problemas no ambiente de trabalho podem diminuir drasticamente a produtividade dos colaboradores. Um ambiente de trabalho estressante, por exemplo, é um deles.  

estresse no ambiente de trabalho causa grandes prejuízos para empresas e funcionários. Os profissionais podem ter sua saúde física e mental prejudicadas pelo estresse crônico e, consequentemente, sua produtividade tende a diminuir. 

Com isso, o ambiente corporativo também pode ser prejudicado, pois os problemas causados pelo estresse prejudicam a relação dos funcionários com os colegas de trabalho, aumentam as taxas de absenteísmo e geram diversas outras adversidades.  

Nós profissionais da psicologia organizacional pode atuar na resolução desse problema buscando entender o que torna o ambiente de trabalho estressante. Ele pode procurar estratégias para promover um ambiente corporativo mais tranquilo e, consequentemente, aumentar a produtividade dos funcionários. 

Quais são as áreas de atuação
da psicologia organizacional?

1. Recrutamento e seleção
Com a ajuda de entrevistas individuais, dinâmicas de grupo e testes psicológicos, os profissionais de RH têm condições de avaliar os candidatos e escolher os que mais se encaixam no perfil de uma vaga.
Isso é feito levando em consideração não só os aspectos técnicos, mas as características de personalidade que possuem fit cultural da empresa.

Qual seria a aplicação do
comportamento organizacional
para você?

Os conceitos desse ramo da psicologia podem ser usados em testes comportamentais, pesquisas de clima organizacional, recrutamento de funcionários e processos de sucessão de liderança.

O estudo dos aspectos psicológicos incentiva a formação de um melhor ambiente de trabalho, a construção de uma equipe mais coesa e a formação de líderes com perfil agregador e capazes de ouvir seus colaboradores.

Apostar na psicologia organizacional, além de beneficiar amplamente a gestão de pessoas, ajuda na formação de uma empresa que favorece a saúde emocional dos colaboradores. Essa postura dá um diferencial competitivo, constrói uma imagem positiva da organização e atrai os melhores talentos do mercado.

Quer continuar aprendendo sobre esse assunto? Então confira agora mesmo o nosso e-book completo sobre Cultura Organizacional!